>> pág. inicial >> Líderes >>

 

 

Benito Mussolini

 

(1883-1945)

1


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mussolini, Benito, chefe de governo da Itália (1922-1943), fundador do fascismo italiano.
 


Quando os fascistas realizaram a ‘marcha sobre Roma’, o rei Vítor Emanuel III convidou Mussolini a formar um governo (28 de outubro de 1922). A Itália foi transformada num regime unipartidário e totalitário com base no poder do Grande Conselho Fascista, apoiado pelas milícias de segurança nacional.
 


Mussolini iniciou a conquista da Etiópia (Abissínia, 1935-1936), enviou tropas para apoiar o general Francisco Franco, durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), aliou-se à Alemanha nazista, através da formação do Eixo Roma-Berlim (1936) que culminou com o Pacto de Aço entre os dois estados (1939), publicou leis contra os judeus e invadiu a Albânia (1939).
 


Embora não tivesse participado da II Guerra Mundial até a invasão alemã da França, em junho de 1940, a Itália lutou contra os britânicos na África, invadiu a Grécia e uniu-se aos alemães na divisão da Iugoslávia, na invasão da União Soviética e na declaração de guerra aos Estados Unidos.
 


Depois de várias derrotas sofridas, o Grande Conselho Fascista destituiu e prendeu Mussolini, em julho de 1943, e assinou no mês de setembro um armistício com os aliados que haviam invadido o sul da Itália. O líder italiano tentou fugir para a Suíça, mas foi capturado e fuzilado com sua amante por membros da Resistência italiana.